ATENÇÃO

Abra seu olhos!
Preste mais atenção a sua volta!
Há quem queira você cego! para que sejas melhor escravo.
O medo de ser livre é parte de tua escravidão.
O condicionamento político e religioso são as armas daqueles que querem que você os sustentem.
Verifique quando você se sente refém das circunstâncias, são armadilhas para escravidão.
A escravidão é algo sutil, está em nosso coração, e quanto mais escravo você for, mais escravos fará á sua volta.
(Rafael)

MACACOS CONDICIONADOS

O CONDICIONAMENTO!!!!!!


Argumentações sobre o condicionamento e estagnação.

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro macaco substituído participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o ultimo dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: - "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui". Você já parou para refletir sobre o mundo em que vivemos? Deparamo-nos continuamente com situações "idênticas"...Todo mundo agindo sem pensar, sem questionar...., lutando.... se degladiando.... para defender algum "status quo"... Apenas seguindo a maioria...... só acompanhando o "gado" !... E o que é mais triste... sem ao menos se dar conta disso.... Não devemos perder a oportunidade de pensar e refletir sobre essa pesquisa.... para que, vez por outra, nos perguntemos.... O que é que estamos "fazendo" uns aos outros?... Será que as coisas precisam continuar sempre assim ??
Extraído do site. www.litaurica.com

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Religião x Deus !

RELIGIÕES.

A quanto tempo ouço falarem o seguinte “ o mundo na verdade está do jeito que está por falta de religião”, “ as pessoas não procuram a Deus” , “ falta fé nas pessoas” enfim todos os tipos de argumentos em favor das religiões ou de Deus.
Eu seu que na verdade os maiores horrores que a humanidade tem cometido contra si mesma e contra o restante do mundo, foram e são ou em nome de Deus ou em nome de alguma religião. É sabido por todos os massacres da igreja em toda Idade Média, não que os crimes que ela cometeu fossem só fatos encontrados naquela época, mas em todas as épocas, inclusive atualmente, quantos padres pedófilos existem ainda, bispos e toda espécie de pessoas que vivem da desgraça alheia para poder vender futuros milagres..... negócio é negócio..!
Eu acredito que a humanidade estaria melhor sem religiões porque quase todas elas retiram do indivíduo a responsabilidade sobre o mundo, todos no fundo, acham que a salvação de tudo virá no final dos tempos, ou simplesmente que algum milagre irá acontecer.Quantos idiotas assassinos não se dizem convertidos a Jesus depois de matar um monte de gente? Qualquer um que ler estas palavras poderá dar seus próprios exemplos, aliás, quantas vezes você mesmo , arrependido por alguma coisa não disse – Seja o que Deus quiser. Ou Deus há de me perdoar! Ou Deus olha por nós e isso não vai acontecer... Se você acha que estou louco, pensa nas pessoas que estão em um guerra neste momento, com um crucifixo na mão ou uma mãe orando pelo seu filho que neste momento está tomando um tiro na cabeça. Ou na Idade Média enquanto as procissões aconteciam milhares de pessoas morriam da peste negra, isso quando não caíam em plena procissão. Quantas milhares de pessoas esperaram por um milagre e encontraram apenas a tragédia? Calma! Eu não sou pessimista, apenas estou tentado mostrar que sem crenças em fantasias as pessoas se arriscariam menos em suas idiotices se soubessem que arcariam totalmente com as conseqüências de seus atos.
Tomas Hobbes achava que as pessoas só respeitavam uns aos outros por medo da lei, eu concordo com ele, só não acho que “ o homem seja o lobo do homem” , sobre a maldade humana vou escrever o que penso depois, mas quantas pessoas não dizem , “ Deus me livre, não quero ser castigado! Ou a mamãe diz ao seu filho: - Deus castiga! Ela não diz .. não faça isso porque você não tem esse direito!!!!! Olha a polícia lá.Vou chamar ela em!!!! Pois é, todo mundo deixando de fazer o certo por medo de alguma coisa que lhe possa acontecer.
Quem estiver lendo este texto terá a nítida impressão de que eu sou ateu. Muito se engana! Eu acho que Deus existe sim, mas não da forma que as pessoas acreditam. Deus é imanente, está mostrando-se na lei que rege o Universo . Ele não precisa saber que eu existo, porque estou dentro da Lei dele, e eu estarei sempre bem. Fazer orações? Ele me sente! Gosto muito de Spinoza vou transcrever um peque no trecho de sua Ética e verão o que quero dizer :

“ ... Por aí conhecemos claramente quanto estão afastados da verdadeira apreciação da virtude aquele3s que, pelas suas virtudes e pelas suas melhores ações assim como pela mais dura escravatura esperam ser honrados por Deus com as mais altas recompensas, como se a própria virtude e o serviço de Deus não fossem a própria felicidade e a suprema liberdade.”

Ainda sobre a sua doutrina
“...é útil enquanto ensina a não odiar, a não desprezar ninguém, a não pôr ninguém a ridículo, a não ter nem cólera nem inveja contra ninguém; enquanto ensina, ainda, que cada um se contente com o que tem, e seja benevolente para com o próximo, não por pieguice de mulher, por parcialidade, nem por superstição, mas apenas sob a conduta da Razão, isto é, conforme o que o tempo e as circunstâncias exigem, como mostrarei na Parte IV”

Se sou ateu , o sou por não acreditar no Deus comercial das religiões, e sobre este Deus das religiões cito uma linda passagem de Nietzsche:

“ O homem louco. – Não ouviram falar daquele homem louco que em plena manhã acendeu uma lanterna e correu ao mercado, e põs-se a gritar incessantemente: “ Procuro Deus! Procuro Deus!, E como lá se encontrassem muitos daqueles que não criam e Deus , ele despertou com nisso uma grande gargalhada, Então ele está perdido? Perguntou um deles. Ele se perdeu como uma criança? disse um outro. Está se escondendo? Ele tem medo de nós? Embarcou num navio? Emigrou? – gritavam e riam uns para os outros. O homem louco se lançou para o meio deles e trespassou-os com seu olhar: “ Para onde foi Deus? Gritou ele, “ já lhes direi! Nós o matamos - você e eu . Somos todos seus assassinos! Mas como fizemos isso? Como conseguimos beber inteiramente o mar? Quem nos deu a esponja para apagar o horizonte? Para onde movemos nós?, ao desatar a terra do seu sol? Para onde se move ela agora? Para onde nos movemos nós? Pra longe de todos os sóis? Não caímos continuamente? Para trás, para os lados, para a frente, em todas as direções? Existem ainda “em cima e embaixo? Não vagamos como que através de um nada infinito? Não sentimos na pele o sobro do vácuo? Não se tornou ele mais frio? Não anoitece eternamente? Não temos que acender lanternas de manhã? Não ouvimos o barulho dos coveiros a enterrar Deus? Não sentimos o cheiro da putrefação divina? – também os deuses apodrecem! Deus está morto! Deus continua morto!E nós o matamos!...”

É preciso reencontrar Deus!

Spinosa, Baruch. Ética II. Os pensadores . 1ª ed. 1973. Victor Civita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande um comentário, caso seja possível retornarei.
Grato

Da Chauí!

Eu não gosto da tal Marilena Chauí, ela sacaneou meu amigo, mas tenho que reconhecer que pelo menos inteligência ela tem! Caráter? Bom...... pobre Márcio!!!


IDEOLOGIA E INCOSNCIENTE

A ideologia se assemelha a alguns aspectos do inconsciente psicanalítico. Há, pelo menos, três semelhanças principais entre eles:

1. O fato de que adotamos crenças, opiniões, idéias sem saber de onde vieram, se pensar em suas causas e motivos, sem avaliar se são ou não coerentes e verdadeiras;


2. Ideologia e inconsciente operam através do imaginário ( as representações e regras saídas da experiência imediata) e do silêncio, realizando-se indiretamente perante a consciência. Falamos, agimos, pensamos, temos comportamentos e práticas que nos parecem perfeitamente naturais e racionais porque a sociedade os repete, os aceita, os incute em nós pela família, pela escola , pelos livros, pelos meios de comunicação, pelas relações de trabalho, pelas práticas políticas. Um véu de imagens estabelecidas interpões-se entre consciência e a realidade.


3. Inconsciênte e ideologia não são deliberações voluntárias. O inconsciente precisa de imagens, substitutos, sonhos, lapsos, atos falhos, sintomas, sublimação para manifestar-se, ao mesmo tempo, esconder-se da consciência. A ideologia precisa das idéias-imagens, da inversão de causas e efeitos, do silêncio para manifestar-se os interesses da classe dominante, e escondê-las como interesse de uma única classe social.

CHAUÍ,MARILENA. Convite à Filosofia. Ed. Ática.13ªediçÃO. PAG 176

Arquivo do blog