ATENÇÃO

Abra seu olhos!
Preste mais atenção a sua volta!
Há quem queira você cego! para que sejas melhor escravo.
O medo de ser livre é parte de tua escravidão.
O condicionamento político e religioso são as armas daqueles que querem que você os sustentem.
Verifique quando você se sente refém das circunstâncias, são armadilhas para escravidão.
A escravidão é algo sutil, está em nosso coração, e quanto mais escravo você for, mais escravos fará á sua volta.
(Rafael)

MACACOS CONDICIONADOS

O CONDICIONAMENTO!!!!!!


Argumentações sobre o condicionamento e estagnação.

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro macaco substituído participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o ultimo dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: - "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui". Você já parou para refletir sobre o mundo em que vivemos? Deparamo-nos continuamente com situações "idênticas"...Todo mundo agindo sem pensar, sem questionar...., lutando.... se degladiando.... para defender algum "status quo"... Apenas seguindo a maioria...... só acompanhando o "gado" !... E o que é mais triste... sem ao menos se dar conta disso.... Não devemos perder a oportunidade de pensar e refletir sobre essa pesquisa.... para que, vez por outra, nos perguntemos.... O que é que estamos "fazendo" uns aos outros?... Será que as coisas precisam continuar sempre assim ??
Extraído do site. www.litaurica.com

terça-feira, 3 de julho de 2012

Quando lemos coisas como as que publiquei neste blog, qualquer um podeira imaginar um guerrilheiro anarquista ou um sujeito que não crê em Deus. Na verdade minha visão de Deus é imanentista, creio que Deus está em tudo, enquanto força sustentadora e mantenedora da ordem cósmica, por isso, podemos em tudo encontrá-lo. A Ciência , a Arte em geral e a Filosofia são meios de encontrá-Lo.A Bíblia , ao meu ver, é um caminho, mas apenas o caminho que aponta o comportamento que uma criatura racional e capaz de livre arbítrio deve se submeter, mas de forma geral , o critério é de algum intérprete que não conheço.
Os sistemas sociais que conhecemos , da antiguidade até nossos dias, são todos fundamentados nos princípios de que o medo é a única forma de manter a ordem, bom no momento ainda o é , mas não será para sempre. Acredito que um dia, com muito trabalho de educação a humanidade irá rever seus pontos de vista sobre si mesma e lentamente, mesmo que muito lentamente, mudará sua forma de ser. É possível que as dificuldades ecológicas que passamos nos ajudem , mas não acontecerá nada se cada um não for responsável pelo que faz . Como eu disse abaixo, o homem livre não é aquele que faz o que quer , mas o que faz o que escolhe  e então, será livre, e não poderá ser livre, se o seu próximo não for livre também nas mesmas condições de consciência.
Não acredito em revoluções  do tipo leninista, castrista, mas na revolução da alma, da consciência. Acho que um ato Justo ( em grego -Dikè )  ,diferente da justiça escrita, fundamentada na cultura de uma tempo e espaço de uma dada sociedade,é mais revolucionário e devastador que um fuzil, meus colegas anarquistas devem me odiar, mas há várias formas de compreender anarquia.
Do ponto de vista da espiritualidade acompanho o caminho da Rosa Cruz  ( AMORC)  porque são capazes de respeitar o " livre pensador"e como tal , o livre indivíduo de alma livre.
Me associo com aqueles que amam o Justo, não importa credo, posição ideológica , raça, o que importa é que acredite na evolução da humanidade em todo seu aspecto, físico , espiritual , porque é da esperança que vivem os Justos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande um comentário, caso seja possível retornarei.
Grato

Da Chauí!

Eu não gosto da tal Marilena Chauí, ela sacaneou meu amigo, mas tenho que reconhecer que pelo menos inteligência ela tem! Caráter? Bom...... pobre Márcio!!!


IDEOLOGIA E INCOSNCIENTE

A ideologia se assemelha a alguns aspectos do inconsciente psicanalítico. Há, pelo menos, três semelhanças principais entre eles:

1. O fato de que adotamos crenças, opiniões, idéias sem saber de onde vieram, se pensar em suas causas e motivos, sem avaliar se são ou não coerentes e verdadeiras;


2. Ideologia e inconsciente operam através do imaginário ( as representações e regras saídas da experiência imediata) e do silêncio, realizando-se indiretamente perante a consciência. Falamos, agimos, pensamos, temos comportamentos e práticas que nos parecem perfeitamente naturais e racionais porque a sociedade os repete, os aceita, os incute em nós pela família, pela escola , pelos livros, pelos meios de comunicação, pelas relações de trabalho, pelas práticas políticas. Um véu de imagens estabelecidas interpões-se entre consciência e a realidade.


3. Inconsciênte e ideologia não são deliberações voluntárias. O inconsciente precisa de imagens, substitutos, sonhos, lapsos, atos falhos, sintomas, sublimação para manifestar-se, ao mesmo tempo, esconder-se da consciência. A ideologia precisa das idéias-imagens, da inversão de causas e efeitos, do silêncio para manifestar-se os interesses da classe dominante, e escondê-las como interesse de uma única classe social.

CHAUÍ,MARILENA. Convite à Filosofia. Ed. Ática.13ªediçÃO. PAG 176

Arquivo do blog