ATENÇÃO

Abra seu olhos!
Preste mais atenção a sua volta!
Há quem queira você cego! para que sejas melhor escravo.
O medo de ser livre é parte de tua escravidão.
O condicionamento político e religioso são as armas daqueles que querem que você os sustentem.
Verifique quando você se sente refém das circunstâncias, são armadilhas para escravidão.
A escravidão é algo sutil, está em nosso coração, e quanto mais escravo você for, mais escravos fará á sua volta.
(Rafael)

MACACOS CONDICIONADOS

O CONDICIONAMENTO!!!!!!


Argumentações sobre o condicionamento e estagnação.

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro macaco substituído participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o ultimo dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: - "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui". Você já parou para refletir sobre o mundo em que vivemos? Deparamo-nos continuamente com situações "idênticas"...Todo mundo agindo sem pensar, sem questionar...., lutando.... se degladiando.... para defender algum "status quo"... Apenas seguindo a maioria...... só acompanhando o "gado" !... E o que é mais triste... sem ao menos se dar conta disso.... Não devemos perder a oportunidade de pensar e refletir sobre essa pesquisa.... para que, vez por outra, nos perguntemos.... O que é que estamos "fazendo" uns aos outros?... Será que as coisas precisam continuar sempre assim ??
Extraído do site. www.litaurica.com

terça-feira, 3 de julho de 2012

O que faço da vida.

Olá.
Sou professor da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Apesar do que muitos dizem, é um trabalho gratificante, não obstante as dificuldades que todos já ouviram falar.
Lecionei muito tempo em faculdades , mas é com os adolescentes que me realizei como profissional. Os adolescentes mudam quando aprendem ; os adultos dificilmente.
É muito bonito ver uma rapaz ou uma moça crescerem. Os recebemos aos 14 ou 15 anos , e os deixaremos aos 17 anos a mudança é incrível. Mais incrível ainda é vê-los bem sucedidos na vida e isso, não tem preço. O Estado, na verdade, não tem como nos pagar, ninguém paga um professor que ama seu trabalho, apenas o reconpensa. Não quero dizer que estou feliz com o que ganho, até mesmo porque , vivo neste mundo caro,e cultura é cara o que aumenta nossa frustração, mas é que é possível fazer o melhor na pior situação.
Eu acho que mais aprendo do que ensino, há uma troca de energia muito grande quando se coloca dedicação em seu trabalho, nós recebemos da adolescencia a alegria , vigor da vida e oferecemos a maturidade e serenidade da idade mais avançada é , ao meu ver, uma troca que gera equilíbrio.
Essas são algumas das minhas idéias a respeitodo meu trabalho e você ama o que faz?





PARABÉNS à este mestre; mesmo em tempo de luta; crise honrou à todos nós. Esses senhores são os professores da  SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Quem em seu quadro de profissionais da educação, verdadeiros ícones da justiça, boa vontade e patriotismo.
Parabéns à todos os professores da rede pública, que estando ou não devidamente qualificados, por falta de recursos financeiros para estudar, mantém-se firme educando o povo com os que podem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande um comentário, caso seja possível retornarei.
Grato

Da Chauí!

Eu não gosto da tal Marilena Chauí, ela sacaneou meu amigo, mas tenho que reconhecer que pelo menos inteligência ela tem! Caráter? Bom...... pobre Márcio!!!


IDEOLOGIA E INCOSNCIENTE

A ideologia se assemelha a alguns aspectos do inconsciente psicanalítico. Há, pelo menos, três semelhanças principais entre eles:

1. O fato de que adotamos crenças, opiniões, idéias sem saber de onde vieram, se pensar em suas causas e motivos, sem avaliar se são ou não coerentes e verdadeiras;


2. Ideologia e inconsciente operam através do imaginário ( as representações e regras saídas da experiência imediata) e do silêncio, realizando-se indiretamente perante a consciência. Falamos, agimos, pensamos, temos comportamentos e práticas que nos parecem perfeitamente naturais e racionais porque a sociedade os repete, os aceita, os incute em nós pela família, pela escola , pelos livros, pelos meios de comunicação, pelas relações de trabalho, pelas práticas políticas. Um véu de imagens estabelecidas interpões-se entre consciência e a realidade.


3. Inconsciênte e ideologia não são deliberações voluntárias. O inconsciente precisa de imagens, substitutos, sonhos, lapsos, atos falhos, sintomas, sublimação para manifestar-se, ao mesmo tempo, esconder-se da consciência. A ideologia precisa das idéias-imagens, da inversão de causas e efeitos, do silêncio para manifestar-se os interesses da classe dominante, e escondê-las como interesse de uma única classe social.

CHAUÍ,MARILENA. Convite à Filosofia. Ed. Ática.13ªediçÃO. PAG 176

Arquivo do blog